top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuiza Marques

São Paulo Fashion Week – 20 anos

No ano de 2015, o maior evento de moda do Brasil completou 20 anos


BREVE CONTEXTO HISTÓRICO


O São Paulo Fashion Week (SPFW) foi fundada em 1995 pelo empresário Paulo Borges e seu Grupo Luminosidade. Em seu início, era conhecida como Morumbi Fashion Brasil e acontecia na Bienal de São Paulo, localizada no Parque do Ibirapuera. Foi um evento que reuniu jovens estilistas nacionais entre os anos de 1993 e 1997.


Em 2000, mudou de nome para São Paulo Fashion Week. Desde então, seu crescimento e reconhecimento a fizeram ser a quinta maior semana de moda do mundo e a mais importante da América Latina.


Muitas marcas e modelos nacionais ficaram conhecidos devido à participação em edições do SPFW. Além disso, com seu surgimento e expansão, marcas reconhecidas mundialmente voltaram suas atenções para o Brasil, trazendo impactos para a economia brasileira e para os setores das indústrias de têxtil.


EDIÇÃO DE 20 ANOS


Em 2015, o SPFW completou 20 anos. A cada edição novos estilistas e modelos são descobertos como verdadeiros potenciais brasileiros aqui e lá fora, de modo que a moda brasileira saía da visão biquíni e roupas de praia e ganha holofotes para coleções cada vez mais completas e bem estruturas, seja na edição de outono/inverno, seja na edição primavera/verão.

A 39ª edição foi marcada pelas coleções de verão de 2016 e aconteceu nos dias 13 a 17 de abril de 2015, no Parque Cândido Portinari.


Marcas como Animale, TNG, PatBo, Cavalera, Ellus, Paulo Raia, Osklen, Juliana Jabour, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lolitta, Colcci, Patricia Vieira, Lenny Niemeyer, Têca por Helô Rocha, Iódice, Gloria Coelho, Adriana Degreas, Amapô, entre outras desfilaram suas coleções e suas apostas para o próximo verão.


A 40ª edição do SPFW foi especial por comemorar os 20 anos da maior semana de moda da América Latina, celebrando os processos e singularidades do fazer. De volta para o prédio da Bienal de São Paulo, a edição de inverno/2016 começou no dia 18 e foi até o dia 23 de outubro.


A marca homônima de Alexandre Herchcovitch iniciou a edição com seu desfile na sede da Prefeitura de São Paulo no domingo. Nos outros dias algumas das marcas que exibiram suas coleções foram Animale, Ronaldo Fraga, Lilly Sarti, PatBo, Vitorino Campos, Iódice, Ellus, Reinaldo Lourenço, Coven, Helo Rocha, Gloria Coelho, Juliana Jabour, Lolitta, Ratier, Colcci e Amapô.

Uma exposição que retratava o início do SPFW até as edições mais recentes, denominada “Do Princípio ao Início” levou aos corredores da Bienal fotografias marcantes de desfiles e personalidades importantes.



CURIOSIDADES


Enquanto há 39 desfiles no verão, há apenas 29 desfiles no inverno. Como o Brasil é um país tropical, não é comum o predomínio de marcas com coleções voltadas somente para o inverno. Além disso, após a abolição do Fashion Rio, diversas marcas cariocas se voltaram para a semana de moda paulistana, desfilando uma vez ao ano (ao invés de duas como de costume).


Há uma enorme diversidade de estilos de roupas desfilando: de moda praia à vestidos de festa ricos em detalhes.


A moda brasileira, segundo profissionais da área, está cada vez mais voltada às raízes nacionais e ao que é encontrado no Brasil do que às influências europeias e estrangeiras. Desse modo, há um maior patriotismo e menos cópia de outras culturas.


Matéria produzida em 2015

bottom of page