top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuiza Marques

Paulistanos voltam às praças com cinema a céu aberto

Governo do Estado de São Paulo proporciona cultura por meio dos clássicos cinematográficos


Desde Alfred Hitchcock até Martin Scorsese, com Taxi Drive, a praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, zona Oeste da capital, traz à população uma oportunidade de ver grandes clássicos do cinema gratuitamente. Ao ar livre e com pipoca, os filmes são exibidos de uma maneira diferente da qual os paulistanos estão acostumados.


O projeto vem funcionando graças à parceria entre o Grupo Kling e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Ação Cultural, em execução desde 2012. Os organizadores esperam trazer uma nova experiência aos amantes do cinema e assim atrair cada vez mais pessoas, dos mais diversos públicos.


Para o idealizador do Cine na Praça, Thiago Kling, o objetivo deste programa é incentivar o debate e o diálogo cinematográfico entre os indivíduos da comunidade, isto é, tornando essa atividade algo coletivo. “A proposta do Cine na Praça é a possibilidade de levar obras cinematográficas para a comunidade. Investigar. Tornar plural o olhar. Detonar debates”, afirma Thiago.


A escolha dos filmes para exibição é feita através de um curador do projeto. A seleção se baseia em ciclos temáticos mensais, que podem ter um gênero em comum ou até mesmo uma homenagem a um grande diretor e sua filmografia. Contexto e país de origem também são relevantes na hora da escolha.


“A experiência do cinema é a do contato entre pessoas, do contágio pelos temas. É sempre coletiva. Neste projeto, falamos de filmes inovadores e ousados. Falamos, sobretudo, do cinema mundial em diálogo”, diz Thiago.


O estudante de arquitetura Daniel Santos afirma ser frequentador ativo do Cine na Praça. Para ele, é uma proposta de fácil acesso, além de ter um horário adequado. “Gosto de ter um programa cultural às quintas-feiras de noite”, diz Daniel. Acrescenta dizendo que admira a escolha dos filmes transmitidos. “A seleção de filmes é bem-feita. O idealizador do projeto está de parabéns pela iniciativa”, completa.


Na praça Victor Civita há uma arquibancada que comporta 290 pessoas, tendo a possibilidade também de acomodar os Cinepraenses (apelido dado àqueles que frequentam o cine) no deck em frente à arquibancada. São distribuídas almofadas antes das sessões para o maior conforto e comodidade do público.


Para a advogada Maria Eduarda, a praça de Pinheiros ficou ainda mais bonita com esta iniciativa cultural. “Acredito que o Governo do Estado deveria apoiar cada vez mais projetos parecidos com esse. Moro perto da praça e frequento o Cine faz alguns meses. Minhas quintas-feiras nunca foram tão aguardadas”, afirma a advogada. Maria Eduarda acrescenta que “é um ótimo meio de fugir da correria do dia a dia paulistano, além de ser uma forma muito boa de entretenimento”.


Com recursos limitados e prazos de aprovação legais junto ao governo, o projeto faz pausas no meio e no fim de cada ano para a captação de fundos. Assim há uma divisão no Cine na Praça, de blocos de quatro meses no calendário do projeto.


Para mais informações acesse: www.cinenapraca.com.br


Matéria produzida em 2016 por Luiza Marques e Rebecca Ribeiro.

bottom of page