top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuiza Marques

Aniversário de Monteiro Lobato é comemorado com piquenique literário da obra “Memórias da Emília"

A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato celebrou o aniversário do escritor com Semana Monteiro Lobato.


SÃO PAULO – No último sábado (11) teve início a Semana Monteiro Lobato na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, localizada na Vila Buarque, zona central de São Paulo. O evento ocorreu em homenagem ao aniversário do escritor, que completaria 133 anos no dia 18 de abril, contando com a presença de convidados familiarizados com os textos de Lobato.


A abertura da Semana Monteiro Lobato contou com a exposição e com o piquenique literário de uma de suas obras principais, o livro Memórias da Emília, no qual estão as principais histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo.


A palestra sobre o livro Memórias da Emília foi mediada pela escritora e jornalista de cultura, Cristiane Rogério, e pelo poeta e pesquisador do acervo de Monteiro Lobato, Oiram Antonini. Como convidados estavam a escritora e diretora editorial da Editora Pulo do Gato, Márcia Leite, a doutora na área de Linguagem e Educação e formadora de leitores, Stela Battaglia, a escritora e ilustradora, Aline Abreu, e o bonequeiro, Henrique Sitchin, quem deu vida à boneca de pano Emília durante o evento.


Como primeiro tópico de discussão, os convidados conversaram sobre o que é uma memória. Para a formadora de leitores Stela Battaglia, o modo de narrar uma memória varia de acordo com quem conta e como conta. “Memórias são histórias que a gente conta da nossa vida, conforme o ângulo de narração de quem conta. Além disso, as memórias servem para enaltecer o indivíduo”, diz.


O picnário, como são conhecidos os piqueniques literários, contou com um público de todas as faixas etárias. De crianças entretidas com a boneca Emília que ganhou vida graças ao bonequeiro e ator Henrique Sitchin a senhoras compartilhando suas memórias em relação às obras de Lobato que leram na infância.


Em meio à leitura de alguns capítulos do livro escolhido para o picnário, os convidados compartilharam suas opiniões em relação à influência das obras de Monteiro Lobato em suas vidas. A escritora e ilustradora Aline Abreu, entrou em contato com a personalidade de Emília pela série do Sítio do Pica Pau Amarelo quando esta era transmitida pela TV Globo. “Para mim, a imagem que ficou gravada da Emília é aquela que eu conhecida pela TV”.


Além de conversas e leitura de capítulos, a abertura da Semana Monteiro Lobato contou com degustação de comidas típicas do interior e das histórias do escritor como bolo de fubá, café e bolinho de chuva.


Ao final do evento, o público demonstrava ter gostado do que tinha acontecido. A editora Clara, que acompanhou toda a palestra, afirmou que gostou de reviver essa parte da infância e que deveria ter mais eventos como esse. “É ótimo poder voltar à infância ao ouvir sobre livros que eu lia. E eu acredito que seja de extrema importância que tenhamos outros eventos como esse de hoje”, disse.


A Semana Monteiro Lobato acontece nos dias 11 a 17 de abril. Durante a Semana, a artista Amanda Rovai ficará na Biblioteca para, junto com o público, construir bonecos de pano de como as pessoas se veem a partir do que sentem em relação a si.


Na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato há uma mostra de ilustrações da boneca de pano Emília e suas formas em cada década desde 1920, o ano de criação da personagem.


É válido lembrar que o livro Memórias de Emília é composto por histórias que a boneca contou e inventou junto com suas memórias, porém escritas pelo personagem Visconde de Sabugosa. Nele estão narrações de histórias como a do anjinho da asa quebrada e do Capitão Gancho, além de outras conhecidas pelos leitores de Monteiro Lobato.


Matéria produzida em 2015.

bottom of page