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  • Foto do escritorLuiza Marques

Perfil da Mulher Moderna: que tipo de conteúdo ela deseja consumir?

Um pouco sobre como foi fazer um planejamento de conteúdo específico para esse público.

Photo by Vlada Karpovich from Pexels


Como conversar com o público de uma das maiores marcas de moda atacado do Brasil em um novo blog? Quais conteúdos são mais apropriados nesse caso? Essas eram as questões um tanto quanto desafiadoras que surgiram quando comecei a desenvolver um planejamento de conteúdo para o blog de um importante cliente.


Para fazer um planejamento de conteúdo que esteja de acordo com a marca, é preciso entender com quem iremos conversar e unir essas informações com as principais dúvidas de seus consumidores, além de uma boa seleção de palavras-chave para garantir a performance desses conteúdos.


A marca tem como público-alvo lojistas de vestuário em atacado, sendo em sua maioria mulheres de 20 a 44 anos e donas dos seus próprios negócios. Dessa forma, passei a considerar como a mulher moderna. Mas quem é a mulher moderna?


Acredito que responder essa pergunta é um tanto quanto delimitador, visto que hoje as bandeiras levantadas pelas mulheres apontam que há uma incrível diversidade de personalidades, perfis e preferências. Dessa forma, foi preciso, com ainda mais profundidade, buscar dados para embasar esse planejamento.


Comecei pesquisando estudos que englobassem as principais características da mulher moderna, como qual a porcentagem de mulheres que trabalham fora de casa, em qual área, seus hábitos como consumidora, como pessoa, entre outras características que pudessem contribuir para entender qual conteúdo esse nicho deseja consumir.


À princípio não encontrei nada que me apresentasse essas respostas de uma maneira concreta. Percebi que seria preciso desmembrar o que eu queria saber para encontrar tais informações.


Assim, comecei procurando pesquisas que falassem sobre a mulher como um todo. Recorri aos estudos desenvolvidos pela 65/10, uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, e consultoria a qual eu admiro muito a proposta e os trabalhos já realizados.


Lendo “A Revolução Delas” passei a ter alguns dados e insights que foram bastante úteis para entender quais pontos seriam importantes trabalhar com conteúdo no blog da marca. Por exemplo, a relação da mulher com o empreendedorismo, um dos focos do planejamento.


Em seguida, utilizei os artigos da Nielsen para encontrar informações sobre comportamento e dados demográficos. Um desses artigos foi o “Os ventos que transformam o consumo feminino”, o qual aborda importantes fatores sobre a mulher brasileira, como a jornada dupla ou tripla de trabalho.


Com mais algumas informações e dados encontrados em outros artigos e sites diversos, passei para o processo de definir as editorias de conteúdo que iríamos trabalhar.


O objetivo era colocar a marca/cliente como uma parceira de negócios da mulher moderna que tem uma loja de roupas, sapatos e acessórios, principalmente de atacado. Essa mulher moderna e empreendedora precisa saber sobre assuntos que a ajudem a fazer a gestão de sua empresa, além de estar por dentro das tendências da moda.


Com isso, ficou definido quatro categorias: institucional, moda e tendências, gestão e cases de sucesso.

  • Institucional: esse planejamento deveria incluir uma maneira de apresentar os serviços da marca como vantagens de fazer parte dessa parceria;

  • Moda e Tendências: partindo do ponto de que a mulher moderna não quer saber de regras que deve cumprir em relação ao modo de se vestir, precisaríamos falar sobre esses assuntos sem falar de regras;

  • Gestão: talvez a principal editoria no momento inicial desse projeto por se tratar de assuntos importantes para indicar como a empreendedora poderia administrar o seu negócio com o máximo de eficiência;

  • Cases de Sucesso: por fim, como algo voltado para o aspiracional, uma editoria para compartilhar histórias de outras lojistas parceiras da marca a fim de demonstrar como é possível ter sucesso nesse mercado.


Após a definição das editorias citadas acima, foi o momento de estruturar as pautas e definir as palavras-chaves para qual cada conteúdo iria ter como foco de ranqueamento. Planejamento aprovado, mãos à obra. Enquanto toquei o projeto, mais de 20 textos foram publicados.




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