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  • Foto do escritorLuiza Marques

E-mail Marketing: confira as principais técnicas para usar esse formato

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Conheça essa importante ferramenta e saiba como aplicá-la em seu negócio!


via Unplash

Em tempos de estratégias de Marketing Digital para aumentar o alcance das campanhas nas redes sociais, muitas profissionais se esquecem de uma importante ferramenta de comunicação: o e-mail. Com o aumento do uso de ferramentas de automação no marketing, empresas e marcas começaram a migrar suas estratégias para a produção de e-mail marketing.


O e-mail é uma das primeiras coisas a serem vistas no início de um dia de trabalho. Por isso, o e-mail marketing tem se tornado popular por ser um meio de conversar com o público e com os leads através de mensagens diretas e de certa forma pessoais, possibilitando uma aproximação entre pessoa e marca. Além disso, ao permitir que um e-mail de uma marca ou empresa chegue em sua caixa de entrada, a pessoa está permitindo que um relacionamento entre ambos tenha início.


Por possibilitar que diferentes conteúdos sejam criados e enviados, o e-mail marketing é um formato que conta com características exclusivas, sendo uma delas as métricas específicas para avaliar o retorno desse conteúdo. É preciso que a estratégia e seus objetivos estejam bem definidos para que o conteúdo esteja compatível com o que é esperado como resultado.


O e-mail marketing está sendo bastante utilizado como uma ferramenta de Marketing de Conteúdo, visto que é a maneira ideal de conversar e interagir com quem interessa no momento certo. Também é uma excelente maneira de trabalhar as diferentes etapas do funil.


Conheça as vantagens de utilizar o e-mail marketing em sua estratégia de conteúdo


Diversos profissionais do marketing têm apostado no e-mail marketing por ser um formato de conteúdo que apresenta vários benefícios, sendo os principais as vantagens a seguir:

  • Excelente custo benefício e retorno financeiro

Esse formato apresenta um excelente custo benefício por não demandar investimentos para

ser estruturado e enviado para a sua lista de contatos. Além disso, são grandes as chances da pessoa que está lendo o seu e-mail marketing de vendas converter esse conteúdo em venda efetiva, trazendo um bom retorno financeiro para a sua empresa.

  • Maior visibilidade

Para as pessoas utilizarem as redes sociais, elas precisam ter um e-mail próprio. Assim, dificilmente essas pessoas irão deixar de checar a sua caixa de entrada ao longo do dia e conferir as mensagens que receberam. Por ser enviado diretamente para o usuário, o e-mail

marketing recebe uma maior visibilidade em relação aos conteúdos de redes sociais por não

serem influenciados por algoritmos.


  • Possibilidade de segmentar e personalizar a base de contatos

A segmentação é uma das melhores maneiras de gerar um conteúdo que seja de qualidade e que seja eficiente para a sua base de contatos. É possível segmentar a sua lista de acordo com o estágio do funil de vendas o qual cada um se encontra ou segmentar conforme o tipo de assunto e conteúdo que a pessoa tem mais afinidade, garantindo uma personalização ideal para cada usuário.

  • Tendência a fidelizar os leads e aumentar o engajamento

Com o e-mail marketing existe a tendência de fidelizar os leads e aumentar os engajamentos com os mesmos, pois o usuário que receber um conteúdo que faça sentido para ele irá interagir com a marca, seja clicando no call to action ou respondendo as informações recebidas com um agradecimento.

  • Não faz com que o usuário seja interrompido

Diferentemente de notificações no celular ou mensagens em pop-ups, o e-mail marketing não irá interromper o usuário, já que só será verdadeiramente visualizado no momento em que a pessoa abrir a mensagem em sua caixa de entrada.


Como estruturar uma estratégia para um e-mail marketing de sucesso


Com diversos usuários cadastrados em sua lista de contatos, é preciso saber como desenvolver a sua estratégia de conteúdo e daquilo que será enviado no precioso espaço do e-mail marketing. Existem diversas possibilidades e por isso é necessário saber o que irá trazer mais resultados para a sua campanha.


O primeiro passo para estruturar uma estratégia para o seu e-mail marketing é definir qual será o objetivo a ser alcançado com essa mensagem. Entre eles, é possível considerar como objetivo o engajamento com os leads, a nutrição dos leads ou apenas promover os conteúdos de seu blog ou site, entre outros.


Após isso, é preciso segmentar o seu público de acordo com os interesses registrados de cada assinante de sua lista. Essa é uma maneira de possibilitar uma experiência cada vez mais personalizada para os usuários e garantir que o retorno deles também seja ainda melhor.


Em seguida, planeje e elabore um conteúdo de qualidade e que apresente grande eficácia para o seu lead. Nessa etapa é preciso mostrar que a sua empresa é capaz de enviar informações úteis e não apenas mensagens de vendas ou SPAM. Depois de definir o conteúdo, aposte em um título atrativo para que o lead abra a sua mensagem quando essa chegar em sua caixa de entrada.


Para deixar o seu e-mail marketing com ainda mais chances de trazer bons resultados, pense no design de seu conteúdo e o deixe bem feito, já que muitas pessoas são visuais, sendo conquistadas pelo o que estão vendo ao abrir a mensagem. Utilize uma boa paleta de cores e crie destaques nas partes que você deseja chamar mais atenção, como o botão de call to action.


Agora é o momento de, enfim, enviar o seu e-mail marketing para os seus contatos. Não deixe de monitorar os resultados para saber qual foi a taxa de abertura, a taxa de cliques e de conversão. É a maneira ideal de verificar e analisar o que precisa ser melhor elaborado em seu próximo e-mail.

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